domingo, 21 de fevereiro de 2010

No Estúdio com "GRÁVIDAS"!

Oiesss,


Modelo: Fabiana

Resolvi compartilhar com vocês um pouco do que mais amo fazer...fotografar grávidas! Tem alguns detalhes que só aprendi depois de colocar a mão na massa literalmente, então resolvi deixar umas dicas aqui! Não que eu tenha aprendido tudo, tenho muito chão ainda...vamos dizer que são dicas básicas baseadas no que eu faço, no que eu vejo e leio em revistas especializadas na área!
Nesse mês de Fevereiro a REVISTA FOTOGRAFE MELHOR 161, escreveu uma matéria sobre "Como fazer fotos para Book de Gestantes!" e deram ótimas dicas que creio eu são super válidas.
Modelo: Andréa

Então vamos às dicas:

1 - Explorar ângulos, poses e luzes diferentes confere personalidade ao ensaio!
2 - Seja criativo e FUJA do convencional!
3 - Lembre-se sempre: Tem um BEBÊ À BORDO, todo cuidado é pouco. Não peça para cliente dar piruetas huahuahua!
4 -
Conte com acessórios em todos os sentidos, desde tops, bijouterias, tecidos, pufs, almofadas até bichinhos, roupinhas e sapatinhos do bebê.

5 - Quanto mais exclusivo for o ensaio do anterior... melhor! Os acessórios do estúdio tem que ser atualizados sempre, mas quanto mais sua cliente trazer os dela, melhor, porque é difícil elas terem as mesmas coisas!
6 - O PERÍODO IDEAL para realizar o ensaio: As semanas que antecedem o 7 mês são as perfeitas, pois a grávida não apresenta inchaço, nem manchas, marcas na pele e a barriga não está tão baixa! Também é uma fase que a modelo pode fazer movimentos sem grandes dificuldades!
7 - Lembre sempre para cliente que os ensaios ...GERALMENTE...costumam durar entre 3 e 4 horas. Principalmente se houver a participação do Pai nas fotos...
8 - Alguns especialistas preferem que os pais entrem em cena no final do ensaio e hoje entendo mais isso. A grande maioria dos homens não gostam de sessão fotográfica, chegam tímidos e doidos para sairem rápido daquilo que os constrange. Então, além de ficarem emburrados rsrsrs deixam a mulher entristecida tbém. Mas não é pessoal com ela...é por pura vergonha mesmo!
9 - Outro item importantíssimo...o foco principal de uma sessão fotográfica de gestante é a BARRIGA! Já vi muitos books de gestante com closes do rosto, da mão e até do pé da gestante...rsrsrs... é uma pena que tanto mães e fotógrafos se perdem nisso. A não ser que a cliente queira muiiito fotos do rosto dela, indique sempre que seu foco é a barriga dela e a fase maravilhosa que ela quer eternizar! Com todo respeito aos profissionais da área que pensam diferente...é só minha opinião pessoal!
10 - Crie um clima de tranquilidade dentro do ensaio! Um profissional com sabedoria pode até criar sentimentos lindos pela gravidez na cliente que ainda não exista. Já presenciei experiências de mães que aprenderam a carinhar a barriga numa sessão de fotos. Quando isso acontece o fotógrafo é o maior presenteado!

Espero que essas 10 dicas possam ser úteis para você que ama fotografia! Não importa se você tem estúdio...importa é você se dedicar com carinho naquilo que faz e fazer bem feito com o que tem! Como diz um ditado famoso:"Se a vida te der limões...faça uma boa limonada!" Abraços!

PS: Se você tem mais dicas preciosas sobre fotografar grávidas...deixe um comentário!

Modelo: Joyce
Modelo: Patricia

Modelo: Fabiana



Modelo: Andréa

Modelo: Luciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário