sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Efeito "PANNING"


Oiesss,

Panning nada mais é do que um “efeito” realizado na hora de fazer a foto que mostra o movimento da cena! Você pode utilizá-lo para “borrar” o fundo e assim mostrar como o seu assunto está em movimento. O objetivo sempre será ter uma foto (foco parado) mostrando movimento. Mas é simples, basta compreender que o panning é fazer a câmera se movimentar em sincronia com o assunto

Na hora de tirar a foto

Para dominarmos esse tipo de efeito é preciso prática. Tente fazer isso em várias fotos. Teste com diferentes velocidades e acompanhando diferentes objetos.

O passo a passo:

  • Selecione uma velocidade baixa. Assim você conseguirá uma exposição mais demorada (tendo tempo suficiente para borrar uma parte da cena). Comece com velocidades entre 1/125 e 1/60 e com o tempo vá diminuindo até achar a ideal (frequentemente uso 1/4). Nesse caso o mais prático é usar o modo prioridade de velocidade e deixar a camera controlar a exposição (fique atento para pontos muito claros ou muito escuros no segundo plano).
  • Aponte para o seu assunto, que está se movendo, e mova a câmera junto com ele
  • Clique e comece a tirar a foto
  • Continue seguindo o seu assunto com a câmera!
  • A exposição irá terminar e, se você conseguiu seguir a velocidade do assunto com sua câmera ele deverá estar nítido enquanto o fundo ficou desfocado. Essa é a parte que precisa de prática ;)
Texto Copiado de DICAS DE FOTOGRAFIA:

Quer uma dica pra começar o treino?

Você pode pegar objetos (brinquedos, bonecos de pelúcia etc.), ou então crianças (que dão um belo resultado), e rodá-los com uma das mãos enquanto você fotografa com a outra. Pode dar um pouco de trabalho mas resulta em boas fotos. Você também pode pular junto com outra pessoa e fotografá-la, lembrando sempre de manter a mesma velocidade e direção.
Dica copiada desse site!

Nenhum comentário:

Postar um comentário