quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Mais 10 Dicas de Fotografar FOGOS DE ARTIFÍCIO -CRÉDITO: http://jpeg.forumeiros.com/edicao-tecnica-f22/10-dicas-para-fotografar-fogo-de-artificio-t799

1º - Use um tripé
Provavelmente a dica mais importante é a de certificar-se que a máquina se encontra bem firme ou presa a algo que garanta uma posição estática ao durante os registos. Iremos utilizar velocidades de obturação longas que serão excelentes para registar o movimento dos fogos e nunca da máquina. Várias soluções se adequam à finalidade mas, obviamente, o uso de um tripé é o mais adequado.

2º - Disparador remoto
Uma das melhores maneiras de manter a máquina bem firme é evitar o contacto das mãos usando um disparador remoto. Por norma, as marcas possuem modelos que se adequam na perfeição aos seus aparelhos mas há uma enorme quantidade de dispositivos da concorrência que, a preços bem mais acessiveis, fazem a mesma coisa. Para quem não tem um destes dispoditivos (eu usava este método antes de comprar um), a alternativa é trabalhar com a máquina em modo "self timer", pois a máquina irá ter tempo de abanar o que quizer antes de disparar. O problema é que por este método seria preciso estar muito bem atento e antecipar com exactidão o rebentamento dos fogos.

3º - Enquadramento
Fotografar fogos de artifício requer alguma preparação. Isto obviamente se não se quizer limitar a fotografar as explosões em sí. Apreciar antecipadamente a paisagem que poderá ser inserida na composição da fotografia é uma excelente forma de conseguir executar fotos com mais impacto. Quaiquer linhas de força que possam ser aproveitadas para dar mais vida e profundidade ao registo serão seguramente acréscimos à qualidade final. Além disso há aínda a velha questão da posição da máquina: Retrato ou paisagem? - Fica a dica (retrato para fotos em distancia focal elevada ou paisagem para registos mais abrangentes)... A ter tambem em atenção com bastante antecedência o possivel posicionamento das outras pessoas de modo a não ficar com cabeças alheias a emplastrar as fotos. Não menos importante será, obviamente, o impacto que a sua presença causará no bem estar dos outros.

4º - Distância focal
Uma das situações mais dificeis neste género de situações é a captura de pormenores parciais de uma explosão de fogo de artifício com uma lente de distância focal longa. O auto-focus dificilmente encontrará um contraste tempo suficiente para que seja reconhecido como tal e consequentemente se adapte a essa distância, por isso, se quizer insistir num registo de pormenor deverá utilizar focagem manual e ir por tentativas. Pessoalmente, parece-me que a atitude mais sensata será a de efectuar registos usando uma distância focal mais curta e abrangente e, se quizer, fazer posteriormente uns crops para ficar com pormenores parciais.

5º - Abertura
É frequente pensar-se que, por ser de noite e haver movimento de luz, o melhor será usar uma lente rápida e luminosa. Puro engano... O brilho das luzes é deveras intenso e tenderá a sobreexpor a imagem. Além disso, o resultado mais interessante será o de rastos de luz controlados e não o momento congelado. A utilização de uma abertura intermédia entre f/8 e f/16 é recomendável.

6º - Velocidade de obturação
Este aspecto é provavelmente mais importante que a abertura. Os fogos de artifício apresentam movimento e um bom fotógrafo quererá obviamente mostrá-lo de forma controlada e equilibrada. Para isso será preciso definir uma exposição longa mas acertada. A técnica mais eficaz será a de utilizar o modo BULB em conjunto com um disparador remoto. BULB é um modo presente na maior parte das DSLR’s e que consiste na abertura do obturador durante o tempo em que se mantiver o disparador pressionado. Esta técnica consistirá em abrir o obturador imediatamente antes da explosão e fechar no momento em que deixar de brilhar. Obviamente poderá testar múltiplas velocidades de obturação (andará por volta dos 2 segundos de exposição) mas definitivamente o modo BULB será o mais indicado. Nunca mantenha o obturador aberto durante demasiado tempo. Há sempre a tentação de o fazer pelo facto de pensarmos que como está escuro temos boa margem de manobra para tal. A questão é que, como já disse acima, a luz do fogo é deveras brilhante e irá com toda a certeza sobreexpor a fotografia.

7º - ISO
Definitivamente, a utilização do valor de sensibilidade mais baixa que a máquina disponibilizar é recomendável. Desta forma garantimos a menor existência de ruído possível. Utilize um valor de ISO 100 e o bom resultado será garantido. Algumas bridge disponibilizam um valor ISSO 64, é de aproveitar…

8º - Esqueça o flash
A utilização do flash não terá qualquer impacto na captura da foto além de enganar a máquina fazendo-a “acreditar” que irá precisar de uma obturação rápida. Há que ter a noção de que o flash tem um alcance de apenas alguns metros e, mesmo que se encontrasse a essa distância do fogo de artifício, não haveria nada para iluminar a não ser algum fumo que por ali deambulasse. Obviamente o resultado final seria extremamente desagradável.

9º - Fotografe no modo MANUAL
Com tempo, as fotos acabarão por resultar melhor se utilizar exposição e focagem manuais. Obviamente perderá uma série de primeiras explosões até que tenha o set up definido mas verá que depois de acertar a focagem, atendendo a que a baixa abertura que está a utilizar lhe concede uma profundidade de campo bem abrangente, a nitidez será excelente daí para a frente. Obviamente não se poderá esquecer que, a cada vez que alterar a distância focal, terá que voltar a acertar a focagem.

10º - Faça experiências
Obviamente, isto são apenas dicas que o orientarão para um determinado fim e o ajudarão a ficar bem lá perto senão no ponto mas o gosto de cada um é que definirá quando atingiu a perfeição. Por norma, deverá ir espreitando os resultados de vez em quando para ver se não está a esquecer de nada ou até mesmo se não está a ter uma má interpretação da situação. Mesmo depois de se ter assegurado que afinou a máquina para aquilo que desejava, não se esqueça que as condições poderão mudar ao longo do trabalho.

Inspiração:
DPS (Digital Photography School)
ePhotoZine
About.com:Photography
Tinha 3 dificuldades:
1 - Estava muito longe dos fogos,
2 - Tive que usar o zoom total (18-105),
3 - Meu tripé teve uns probleminhas :( mas ai estão 3 das que achei melhorzinhas):

2 comentários:

  1. Eu tive muita dificuldade no item 4 (distância focal, poucas se salvaram. Também deveria ter usado a dica do item 6 (bulb), mas fica pra próxima, valeu a experiência! As dicas estão ótimas!

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