sexta-feira, 29 de outubro de 2010

27° Passeio Fotográfico VFC - CACHOEIRA PAULISTA

Foto Oficial por Lauro Jeans

Oiesss,

No Domingo, dia 24/10 tive o prazer de participar de mais um Passeio Fotográfico do Vale Foto Clube. Fomos fotografar Cachoeira Paulista. E quero começar com o que me deixou mais triste, pela primeira vez nos meus passeios fotográficos. Enxergar o Abandono e descaso de algo que já foi tão importante um dia. A Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista!

Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil
A Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista foi o ponto de ligação da Estrada de Ferro D. Pedro II, que uniu as cidades do rio de Janeiro e Cachoeira Paulista, e a Estrada de Ferro São Paulo-Rio (entre São Paulo e Cachoeira - bitola estreita, e Cachoeira Paulista ao Rio - bitola larga 160). A construção da Estação, em 1877, veio atender as demandas daquele meio
urbano que era depósito regional da produção de café e seu produto exportado para a Corte. Construída, a partir do projeto do Engenheiro Newton Bennton, o edifício da estação coube ao ecletismo impostos às soluções arquitetônicas, características da época. A Estação da Estrada de Ferro D. Pedro II em Cachoeira Paulista (depois Central do Brasil e Rede Ferroviária Federal), foi privatizada pela MRS Logística. A Estação é uma das maiores do país, com 270 metros de comprimento e uma das mais importantes, pois foi o depósito de uma das riquezas do Brasil no II Reinado que foi o Café, foi tombada pelo COMDEPHAAT (18.04.82).

Se deixam acontecer isso com uma Estação que é considerada a maior e uma das mais importantes, imaginem com o que não tem importância nem valor! Muita tristeza sentir que todo esse imóvel está deteriorando abandonado, servindo para drogados, ladrões e bêbados! LITERALMENTE TOMBADA!


2 comentários:

  1. A população da cidade tinha que se mobilizar pela restauração.A prefeitura q é a responsável pelo prédio hoje, deveria ao menos fazer o isolamento,evitando a ação de vândalos além de obras de estabilização evitando o eminente desabamento,e o triste fim desta gloriosa estação.

    ResponderExcluir
  2. Disse bem meu caro, a população deveria se mobilizar, mas se depender nem eles sabem da importancia da estação.
    O descaso da prefeitura é mais uma prova de como votamos mal.
    é engraçado que os habitantes questionam por que a cidade não tem movimento já que a Canção Nova desloca pessoas de várias pessoas do mundo, e está ai a resposta: Pontos turisticos desvalorizados.
    Fica realmente dificil! "/

    ResponderExcluir